PRESBITERIANOS EM SERGIPE #01: Blackford passa por Laranjeiras

Aspecto recente da Igreja Presbiteriana em Laranjeiras, Sergipe, Brasil.
Aspecto recente da Igreja Presbiteriana em Laranjeiras, Sergipe, Brasil.

Dezembro encerra o ano trazendo à memória a organização da primeira igreja presbiteriana em Sergipe, em 28 de dezembro de 1884. O local escolhido para a inserção presbiteriana foi a cidade de Laranjeiras, município que à época se destacava pelo conjunto de casarões, progresso econômico e grande atividade cultural.

Na condição de pastor da Igreja Presbiteriana da Bahia, em Salvador, o missionário Alexander Latimer Blackford vinha acompanhando as atividades evangelísticas de colportores em Sergipe sob sua orientação. Reunido um grupo inicial de fiéis, e desejosos de ampliar os ensinos bíblicos que recebiam dos evangelistas, Blackford dirige-se a Laranjeiras em fins de 1878, seguindo para a organização da Primeira Igreja Presbiteriana em Recife.

Essa visita foi estimulante aos sergipanos pois há evidências de que Blackford retornou a Laranjeiras em outras ocasiões entre 1881 e 1885, sempre encontrando um expressivo crescimento da fé evangélica em terras sergipanas. Como resultado deste progresso, em 28 de dezembro de 1884 foi organizada a Primeira Igreja Presbiteriana em Sergipe.http://protestantismoemsergipe.blogspot.com.br/

A seguir, transcrevo um trecho de minhas pesquisas sobre a inserção do presbiterianismo em Sergipe. Um dia isso vira livro.

Os registros apontam que Blackford pernoitou em Laranjeiras, a caminho de Recife, no ano 1878, aproveitando para deixar boa semente nos corações sergipanos. De Recife retornou em 1881, agora para se demorar três semanas concluindo a obra iniciada por ele e apoiada pelos colportores que chegaram antes dele. Após estas semanas, Blackford só retornou a Sergipe em 1884, desta feita para organizar a Primeira Igreja Evangélica Presbiteriana, no dia 28 de dezembro deste mesmo ano. “À rua Camenderoba é que veio a instalar-se o salão de cultos, tendo ao lado a residência do pastor. Não muito depois fundaram escola.”[1]

Em “Folhinha Historica do Puritano para 1901”, num encarte deste semanário, encontramos o registro de que, em certo dia de sábado, 28 de dezembro, “Rev. Blackford organiza a Egreja Evang. Presb. De Larangeiras, Sergipe, 1884.”[2] Após organizada, a Igreja Presbiteriana de Laranjeiras ficou jurisdicionada ao Presbitério Sul de Pernambuco.

Outro relato muito significativo é o episódio de perseguição e pancadaria ocorrido em 1885 no porto de Laranjeiras, numa tentativa de emboscada a Blackford, que seguia para Aracaju após as comemorações pelo primeiro ano de organização da igreja em Laranjeiras.

Mas aí, já é outra história.

Até o próximo registro,

Gilmar
ex uno omnia

 

NOTAS:
[1] FERREIRA, História da Igreja Presbiteriana do Brasil, vol. I, p. 238
[2] O Puritano, Anno II, n. 96, 28/fevereiro/1901, p. 5

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *