Metodologia do Ensino das Ciências da Religião

Instituição: IBB / FATIN / SETEBASE
Curso: Pós-Graduação em Ciências da Religião / Bacharelado em Teologia (integralização de créditos)
Disciplina: Metodologia do Ensino das Ciências da Religião
Local: Colégio Americano Batista, Aracaju/SE
Data: 09/06/2018
Horário: 08h às 14h
Avaliação: Tempestiva, ao final da aula.

INTRODUÇÃO
O teólogo possui, entre suas principais atribuições, o exercício do ensino religioso (ER) aplicado em consonância com os parâmetros curriculares da instituição onde é docente. Tais parâmetros devem ser mediados por uma metodologia específica, que leve em conta os objetivos do curso e a distribuição do conteúdo a ser ministrado pelas diversas séries de ensino. Mais recentemente as Ciências da Religião têm sido reconhecidas como fonte acadêmica do ER (COSTA, 2017, p. 187), e os Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Religioso (PCNER) elaborados pelo Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) tornaram-se referência nacional para os sistemas de ensino estaduais, embora não assumidos pelo governo federal. Os esforços e deliberações da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Teologia e Ciências da Religião (ANPTECRE) também têm contribuído para a consolidação acadêmica da área e no estabelecimento de metodologias de ensino e aprendizagem.

PROBLEMATIZAÇÃO
Com a proclamação da República no Brasil e a consequente separação Igreja e Estado, o ensino religioso praticado em espaço público enfrentou um “impasse de natureza epistemológica” (FREMAN, 2017, p. 192,193): enquanto a Igreja Romana preferia um modelo confessional, surgia um novo modelo que insistia no respeito à laicidade do Estado e às liberdades religiosas. No centro desse impasse estavam a ausência de docentes capazes de aplicar essas propostas e a inexistência de uma orientação metodológica para os diversos modelos de ER requeridos pelos novos tempos. Esse impasse “impossibilitou a elaboração de uma diretriz comum e sólida para a disciplina, e a consequente falta de uma metodologia específica para essa área.” (FREMAN, 2017, p. 193). O impasse permaneceu no correr da história da educação brasileira e, atualmente, as principais discussões acadêmicas sobre as tipologias curriculares possíveis para o ER sintetizam três modelos (COSTA, 2017, p. 187): 1) Confessional ou Catequético, 2) Ecumênico ou Fenomenológico, e 3) Ciência(s) da(s) Religião(ões) com ênfase em História das Religiões. Esses três modelos de ER, por possuírem graus de aproximação, conscientemente ou não, acabam utilizando elementos uns dos outros. A definição de uma Metodologia do Ensino das Ciências da Religião passa pela análise desses modelos.

OBJETIVOS
Assim sendo, objetiva-se com esta aula (1) apresentar aos alunos o desenvolvimento histórico da legislação relativa ao ER no Brasil, princípios epistemológicos e desafios culturais de sua formulação; (2) expor e analisar as mais recentes resoluções e normativas legais que estabelecem parâmetros curriculares para o ER; e (3) indicar ferramentas que ajudem os teologandos na construção de currículos adequados às orientações metodológicas das instituições às quais servirão como docentes.

PROPOSTA DE AVALIAÇÃO E PESQUISA
Isto posto, propõe-se acompanhar as análises dos pesquisadores consagrados no estudo do tema, conferindo-as em textos previamente disponibilizados e indicados nas referências; também se requer dos alunos suas assimilações de leitura do conteúdo prévio à luz das interações pretendidas em aula.

PROGRAMA
Abertura
Apresentação
Introdução: Do lugar do teólogo nas instituições de ensino
I. Ensino Religioso no Brasil: Colônia, Monarquia, República
II. Legislação do Ensino Religioso: Decretos Imperiais e Republicanos, CF/88, ANPTECRE, FONAPER, PCNER, LDB, BNCC
III. Modelos Atuais de Ensino Religioso
III.1. Confessional ou Catequético
III.2. Ecumênico ou Fenomenológico
III.3. Ciência(s) da(s) Religião(ões) com ênfase em História das Religiões
Conclusão: Qual método adotar?
Avaliação
Encerramento

REFERÊNCIAS

COSTA, Matheus O. da. Conteúdos do Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remi (orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo/Petrópolis: Sinodal/Vozes, 2017, p. 181-190.

FREMAN, Valeska. Metodologia no Ensino Religioso. In: JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remi (orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo/Petrópolis: Sinodal/Vozes, 2017, p. 191-195.

JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; BRANDENBURG, Laude E.; KLEIN, Remi (orgs.). Compêndio do Ensino Religioso. São Leopoldo/Petrópolis: Sinodal/Vozes, 2017.

SENRA, Flávio. Estudos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) e Teologia no Brasil: Situação atual e perspectivas. REVER, São Paulo, v. 15, n. 2, jul/dez. 2015, p. 196-214. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/26196>. Acessado em: 16 mai. 2018.

SILVA, Marcos; ANDRADE, Péricles. Princípios básicos para o Ensino Religioso a partir do caso do curso de Ciências da Religião da UFS. REVER, São Paulo, v. 15, n. 2, jul/dez. 2015, p. 140-149. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/rever/article/view/26191>. Acessado em: 16 mai. 2018.